sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Profissão? - Professora!



Boa noite... Acabei de chegar e, inspirada pelas maravilhosas aulas, gostaria de compartilhar uma paixão que carrego comigo desde que vi as sombras das primeiras letras: a minha profissão - Professora!

Acho engraçado como algumas pessoas não consideram "dar aulas" como uma profissão. Lecionar sempre foi meu projeto de vida, desde sempre. Quando tinha cerca de cinco anos, meus pais me deram uma quadro-"verde". Dava aulas não somente pras bonecas, mas adorava chegar em casa e "ensinar" pros meus pais o que tinha aprendido na escolinha. Quando me perguntavam o que queria ser quando crescesse, prontamente respondia: professora! Quando a época do vestibular foi chegando e me perguntavam o que iria prestar e eu dizia "Letras", logo retrucavam: mas, você vai ser professora?
-Sim, serei professora.
-Isso não dá dinheiro.
-Dá, sim. Quando fazemos tudo com amor, ganhamos o necessário. Não precisa ser o mais.

Com dezesseis anos comecei a dar aulas de espanhol para crianças e idosos num projeto na Igreja. E assim adentrei no fantástico mundo do magistério. Hoje, não penso em ter nenhuma outra profissão. Toda vez que etsou prestes a entrar em sala, ainda tremo e sinto frio na barriga. É extremamente gratificante perceber a expectativa nos olhos assustados que pisam pela primeira vez no terreno da graduação. Nada me deixa mais extasiada que saber o quanto um aluno (apenas um) aprendeu algo comigo. Algo que carregará pelo resto da vida.

Ser professora é minha maior realização: me realizo nos meus alunos. Ser professor é mais do que uma profissào: é um mistério, uma satisfação. Infelizmente, hoje existem muitos professores que não exercem o magistério com amor. Claro que a situação educacional é difícil, precária e deixa a desejar. Mas ainda acredito que cada um pode fazer sua parte. Hoje me senti muito feliz, pois uma aluna me disse: "professora, graças a você, eu sei qual vai ser o meu futuro na pedagogia". Essa, com certeza, é uma alegria que não posso explicar. Um estado de alma que engloba muito mais do que a ausência da tristeza. É, de fato, meu maior motivo pra continuar nessa empreitada.

Minha profissão é minha salvação, pois não sou eu que somente ensina. A cada dia aprendo algo de novo, se não um conhecimento teórico, uma experiência de vida que me faz repensar e modificar toda a minha realidade.

Guimarães Rosa, sabiamente, disse: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."


Nenhum comentário:

Postar um comentário