terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ah, doce infância...

Saudações... E o feriado já está acabando!

E pra terminar bem
, nada como recordações da infância...

Sabemos que a tecnologia é muito útil (ou não) e que perdemos muito tempo com MSN, Facebook, Orkut, Blogs... rs Hoje, até mesmo crianças de 3 aninhos já sabem ligar o PC, usar o Paint, abrir fotos e o que mais a curiosidade e os pais as levarem a fazer uso. A ordem do século que começou é: tecnologia. Mas eu (te) pergunto: e as brincadeiras de rua? E as leituras prazerosas de livros? Certo é que temos de acompanhar as novidade pra não ficarmos pra trás, mas nada me demove da ideia de que infância saudável foi a de, no mínimo, uns dez, doze anos atrás. Nào vejo mais crianças cairem e se estatelarem. Vejo apenas o computador, o vídeo game e o shopping como lazer. Seria isso um mal da sociedade capitalista ou uma evolução? Enfim... Nada me impede de ser nostálgica e relembrar aquilo que fez parte da melhor época da vida. E como não sou egoísta, vamos compartilhar lembranças?


Infância 80 e 90

Ser criança é bom demais!

Preocupações? Só a de ter nosso pirocóptero, acordar a tempo de assistir à Vovó Mafalda, montar o quebra-cabeça e nào contar pros pais a nova "arte".

Gostaria de lembrar, em especial, por tantas crianças que não cresceram num lar, ou que não brincaram na rua (desse jeito), ou que não conheceram os programas infantis e desenhos animados que tanto nos divertiram. Que possamos reconhecer que a injustiça existe e que, mesmo a passo de formiguinhas, podemos fazer a nossa parte!
 





5 comentários:

  1. Adorei seu post!!
    Compartilho do mesmo sentimento saudosista, e sinto falta de ver crianças nas ruas correndo pra lá e pra cá, soltando pipa, carrinho de rolimã,tomando banho de chuva, enxendo o saco dos vizinhos, aprontando suas peripécias...Isso me faz pensar que a minha infância foi a melhor época de todas.. Me lembro também que, quando crinaça, sempre ouvia dos mais velho que, infancia verdadeira era no tempo deles.. relembravam seus momentos de criança, e, contavam como eles se divertiam, geralmente brincadeiras campestres, brinquedos simples e artesanais, caçavam passarinho de estilingue, pescavam na beira do riacho, nadavam pelado no rio..
    Os tempos mudaram (e continuam mudadando), as crianças acompanham essa evolução, talves um dia, os pequeninos de hoje irão se lembrar com saudade dos tempos de internet,blog,orkut,msn, mp1234..., video-game.. sabe lá Deus, o que há de vir para as gerações futuras, qual será o tipo de diversão de nossos filhos? rs

    ResponderExcluir
  2. Em tempo.. outro ponto para se refletir é o momento da sociedade.
    Na época de nossos pais, o Brasil era um país com o sistema de economia fechada, voltada mais para as atividades do campo, criações de animais,e as crianças viviam nesse contexto. as dificuldades fianceiras eram grandes.
    Com a abertura da economia, o Brasil começou a importar e exportar mais, se tornou mais maduro, cresceu economicamente e desenvolveu outros setores da economia, tornando o êxodo rural uma realidade concreta. As crianças não tinham mais com tanto contato com o campo e as brincadeiras foram se adaptando à realidade.
    Hoje em dia o avanço da tecnologia e as preocupações com segurança, e estabilidade financeira são notórios. O cenário é de um pais cada vez mais desigual, aumentando a marginalidade, porém, (para inglês ver) com a economia estável, com credibilidade internacional, embora os escândalos politicos sejam cada vez mais frequentes..
    enfim.. o Brasil está quaaaase no grupo dos países desenvolvidos, compodo atualmente bloco dos paises emergentes, mais conhecido BIRC (Brasil, India, Russia e China), e as crianças vão acompanhando tudo isso.. as brincadeiras mudam.. rs
    O que mais me chamou atenção em seu post, foi a lembranças das crianças, que por um motivo ou outro não tiveram a oportunidade de viver essa época mágica. Uns por motivos de trabalho precoce, outros por autoritarismo do pai, e tantas outras histórias tristes.. e faço minha as suas palavras:"Que possamos reconhecer que a injustiça existe e que, mesmo a passo de formiguinhas, podemos fazer a nossa parte!"

    ResponderExcluir
  3. Obrigada.... Diante disso tudo, realmente, o que me chama a atenção no cenário mundial é o fato de muitas crianças não terem "infância", já que é nessa fase que estabelecemos as bases que teremos por toda a vida. E mesmo com tanto desenvolvimento, isso não parece ter mudado muito. Enfim... É uma utopia (minha, pelo menos) mudar, mesmo que o mínimo, essa condição!

    ResponderExcluir
  4. nossa véio...vovó mafalda...ha ha

    ResponderExcluir
  5. Ah, Sushi! Vai dizer que nunca assistiu? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir