sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia, Mestres!

Não quero ficar caindo no comum, até porque já fiz um post sobre minha paixào por ser professora. Mas também não posso deixar passar a data de hoje! Para isso, fiz um textículo reflexivo sobre o professor contemporâneo.

Sabemos que hoje não é fácil ser professor. Precisamos pensar e repensar pra dizer um Bom dia, sem sermos interpretados de forma errônea e sermos acusados de preconceito, racismo e o que mais existir. Nunca os cursos de licenciatura foram tão voltados à metodologia de ensino quanto agora. As discussões acerca da formação de professores rendem dissertações e teses sem conta, anualmente. O que está acontecendo com a educação? A culpa é de quem? Prefiro não pensar num culpado, mas nas possibilidades de solução. Hoje, a maioria dos alunos tem problemas familiares. Isso, de uma forma ou outra, repercute em sala de aula. É senso comum afirmar que a escola assumiu o papel da família na educação dos alunos. Isso não deixa de ser verdade, e nem de ser mentira. O custo de vida está alto. Se pai e mãe não trabalharem, o sustento fica cada vez mais complicado. E quem cuida das crianças? Em que momento elas podem estar com os pais? E não podemos nos esquecer, é claro, daquelas que não tem pais (nenhum ou separados). De fato, a escola assumiu uma parte da responsabilidade. Mas, e o professor? O que proponho é que se faça uma reflexão acerca do papel do professor na escola contemporânea. Este está sempre cansado, não tem tempo... Culpa da remuneração? Da crise educacional? Dos alunos? Das famílias dos alunos? Das políticas públicas educacionais? Das gestões? Como disse, o problema existe. Creio que, o primeiro passo, é o professor pensar que sua profissão é mágica, independente de como a educação esteja. Acho que tudo que é feito com amor tem chances redobradas de surtir em resultados melhores.

Um feliz dia dos professores aos colegas que amam ou não sua profissão. Feliz dia dos professores independente das dificuldades que encontramos diariamente. Vamos fazer a nossa parte no sonho de transformação educacional! Utopia? Talvez... Mas é ela que me move na minha escolha.

E um feliz dia dos professores, especial, a todos os mestres que passaram pela minha vida e que contribuíram para a realização do meu sonho!


E como a temática do blog é a paixão, achei interessante o texto criado pelo professor Gabriel Perissé (atual colunista da Revista Língua)... O vídeo é narrado por ele, mas não criado por ele.


Mais um vez, feliz dia, Mestres! 

4 comentários:

  1. Ola...sobre a Vovó Mafalda o problema não é ter visto e sim sentir-se velho por ter visto...haha.
    Eu ia fala de dia dos profs no meu blog mas não estou com saco. Vcs tem uma visão bonita e eu expressaria a visão nua e crua da coisa. Iria chocar muito prof e muito aluno que por ventura se atrevesse achar o meu blog. Ahh...é melhor eu ficar queto...hehhhe. Flz dia dos profs!

    ResponderExcluir
  2. hahaha Olha, também me sinto velha por ter visto, se consola... rs E em relação a escrever, acho que deveria. Por que não compara as opiniões? rs Uma utópica e uma real. ACho bom conhecer (assim como viver) o outro lado... Feliz dia, também!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. primeiro respondendo o comentario lá do meu: olha é complicado p/. um cético/ateu/agnóstico explicar seu lado espiritual. Na verdade é uma tentativa de explicar para alguém como se dá esse lado espiritual. Essa pessoa me diz que 'falo que não acredito em Deus agindo como se acreditasse' e na verdade nunca ouvi uma definição tão cabível a mim mesmo. Num aspecto filosofico, vc escolhe como interpretar a vida, com Deus, seu Deus, com deuses caso vc seja politeista.
    sobre o 'lado b' do magistério: é, talvez eu escreva...da hora que entrei na net a tarde até agora, fiquei pensando.
    até+ =D

    ResponderExcluir
  4. hahaha Como ninguém me avisa que escrevi teXtículo com S?

    ResponderExcluir