segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mais uma primavera musicalmente comemorada!


Hoje eu completo mais uma primavera na grande estação que é a vida, em que posso encontrar uma ambigüidade: estação como divisão do ano ou como ponto de passagem. Em ambos os sentidos, viver se justifica: pode ser um grande movimento, no qual o tempo é determinado e seu clima previsível, ou, ainda, a espera de um novo sentido. Ter mais um ano de vida, cronologicamente, não quer dizer muita coisa, em termos de vivência, ou seja, a idade é considerado um fator importante diante de certas situações, mas um número não representa, efetivamente, a realidade. Como Exupéry muito bem enfatizou no seu O Pequeno Príncipe, “a linguagem é uma fonte de mal entendidos.” Por isso acredito que o tempo cronológico não significa mais do que uma convenção social. Muitas pessoas não acreditam na idade que tenho. As justificativas são muitas: já professora de faculdade? Com tanta história e só isso? Mas, já é formada? E por aí vai... Que o ser humano é rotulado constantemente, não é novidade. Mas o que prende o homem a uma falsa sensação de liberdade é não observar além do visível. Os estereótipos são marcas daqueles que não enxergam o ser humano como além de um número. O homem é resultado do seu processo social, sim, mas acreditar nas verdades apregoadas pelos discursos ideológicos é negar a própria condição de ser racional. Por que ver somente o que está à vista dos olhos? Sou tão apaixonada pela vida que acho incrivelmente motivador observar como cada pessoa é peculiar.

Enfim, tudo isso pra falar sobre o dia de hoje: meu aniversário. Na verdade, não há muito o que dizer... Como já disse, cronologia não diz muito pra mim.

Mas existe algo muito interessante também comemorado hoje: o dia da música!

A palavra música vem do grego mousikê e significa a arte das musas, incluindo, também, nessa nomenclatura, a dança e a poesia. Tudo isso tem em comum o ritmo. Não se pode precisar, com certeza, o surgimento da música, pois esta não era gravada, como os desenhos nas paredes de cavernas, por exemplo. Não se sabe, ainda, a partir de quando o homem passou a criar instrumentos para deles tirar sons. Indiferentemente, é fato reconhecer a capacidade intelectual humana. Matematicamente composta, a música (e aqui me refiro à música erudita) não é só lazer. Sabe-se que a música (alguns ritmos) tem propriedades calmantes, outras, eletrizantes e, claro, apaixonantes! Um estudo realizado pelo Dr. Pedrag Mitrovic, por sete anos, mostra que ouvir 12 minutos por dia de músicas animadas diminui a ansiedade e o estresse, reduzindo riscos de infarto. É ou não é um bom motivo pra gostar ainda mais de músicas boas?

Bom, eu já tinha um ótimo motivo pra comemorar o 22 de novembro! Agora tenho dois (já que sou apaixonada por música). Inclusive, vou “ressuscitar” meu teclado que está guardado há alguns anos e continuar tentando tocar, em piano, a Ave Maria de Bach!

E já vou ligar um sonzinho pra ir trabalhar mais calminha... rsrsrs



                                   Fui comemorar com alguns amigos, no sábado, jogando sinuca.
                                 E ganhei um bolinho lindo. A primeira colherada no bolinho... hehe     

3 comentários: